06 – Teoria da Pixar

No ano de 2013 surgiu uma teoria que fez com que todos nós ficássemos de cabelo em pé e fez todo sentido do planeta para aqueles que são fãs da Pixar desde Toy Store, estou falando da Teoria da Pixar.

Leia Mais: A Façanha de John Snow

A Pixar hoje em dia é um dos melhores arrisco me dizer o melhor estúdio de animação, alguns desenhos que saíram do forno de lá são: Toy Store, Procurando Nemo, Carros, Wall-e, Valente, Monstros SA e muitos outros que nos fizeram chorar, rir e se aventurar nesse mundo do abajur saltitante.

Tudo começou quando Jon Negroni jogou uma bomba na internet mostrando ao mundo uma das teorias mais loucas e que faz todo sentido do planeta.

Ela demonstra a ligação de todos os filmes da Pixar em um único mundo, onde os desenhos mais improváveis dela tem sempre algo que liga um filme ao outro, esse provavelmente vai ser um dos poucos textos meus que terá imagem, é algo especial e poderá ser o maior texto aqui do blog então viaje junto comigo nessa ligação de pontos, há alguns spoilers sobre alguns filmes, mas bem de leve mesmo, alguns são bem relevantes outros nem tanto.

convite-princesa-valente-f-10-x-15-convite

De acordo coma teoria o mundo de Valente que a Pixar nos coloca nas telonas seria o primeiro e o último filme de tudo isso, isso seria meio lógico já que essa animação se passa na idade medieval escocês, mas existe dois pontos interessante nessa história que ligará muitos outros pontos em todas as demais histórias, o primeiro irei falar agora e o segundo falarei mais pra frente.

O primeiro ponto é que essa história explica como os animais da Pixar se comportam como pessoas em suas animações, nessa história narrando a vida de Merida, que está em pé de guerra com sua família querendo sumiço da sua mãe da sua vida, ela então encontra uma bruxa, muito estranha, que tenta resolver seus problemas, a grande dificuldade é que a mãe da garota acaba virando um urso.

Se você observar no filme além de transformar pessoas em animais a feiticeira dá a vida a objetos também e explicaria uma guerra que os filmes da Pixar tenta nos esconder, mas vendo por essa teorias vemos máquinas, humanos e animais em uma guerra sem fim. Tudo isso é visto primeiramente em três filmes Ratatouille, Procurando Nemo e Up: Altas Aventuras.

ratatouille_05

Em Ratatouille vemos Remy, um pequeno rato que quer fazer algo que apenas os seres humanos poderiam fazer: cozinhar. Para alcançar seu sonho de ser cozinheiro o ratinho da Pixar faz algumas amizades com seres humanos, mas o vilão da história, Chef Skinner, desaparece dando a entender que ele tinha levado a descoberta do que os animais podem fazer as mesmas coisas que os seres humanos, mas para onde ele teria ido?

272011_Papel-de-Parede-Up-Altas-aventuras--272011_1280x960

Em Up: Altas Aventuras o vilão dessa vez, Charles Muntz, em uma conversa com Chef Skinner pode ter descoberto que os animais podem ter a mesma capacidade de raciocínio que os seres humanos, daí partiu a ideia de criar um colar que pudesse traduzir os pensamentos caninos para que pudéssemos entender.

7

Com essa colocação Muntz descobre que os animais são muito mais do que os seres humanos do mundo Pixar poderiam imaginar. Porém depois da morte de Muntz, alguns animais que tinham a mesma coleira ficaram livres e não se sabe o que muitos desses próprios fizeram, mas a aproximação das pessoas com animais fizeram com que a revolução industrial acontecesse com as inovações tecnológicas para podermos se comunicar com os animais.

Existe uma empresa que parece ter ficado bastante interessado nessa inovação tecnológica e sim a mesma empresa que despejou Carl, a Buy-n-Large, futuramente iria destruir a terra.

Em tudo isso podemos dizer que BNL seria a vilã do mundo Pixar, mas por que?

wall-e

Em Wall-e vimos a destruição que essa empresa irá trazer para os seres humanos, ali nessa história é dito que essa empresa chegou a controlar até os governos, já deu para entender o que ela foi capaz de fazer. E você pode achar que estamos ficando loucos, mas dá uma olhada lá em Toy Store 3 e verá que eles estão lá também.

tumblr_navz99CZQU1rcb0d2o1_500

Em procurando Nemo vemos que o clima hostil entre seres humanos e os animais já começou e quem promove essa guerra? A própria BNL em uma matéria nessa própria animação mostrando a ideia de um mundo aquático ideial.

marlin-dory

Vamos analisar um dos personagens desse desenho, Dory, que tem um problema de esquecimento, ela poderia ter um pequeno problema em sua evolução, analisando todos os fatos nos apresentados até agora, isso demonstraria que nem todos os animais evoluem na mesma velocidade.

Bom chega de falar de animais por enquanto e vamos falar das máquinas, sendo mais preciso as inteligências artificiais, começamos com Os Incríveis.

os_incriveis2

Se você já assistiu esse desenho provavelmente deve achar que o vilão da história seja Buddy, o Síndrome, mas engano seu!

Buddy não tem super poderes o que faz do Senhor Incrível o desacreditar que possa ser um super herói, coisa que na verdade ele consegue se tornar um vilão bastando criar alguns métodos tecnológicos para tal feito.

Só que não Buddy diretamente que mata os super heróis, com a criação de um robô assassino que consegue adaptar os seus comandos em cada herói, assim conseguindo eliminar seu alvo com apenas alguns movimentos de luta.

O problema foi que Buddy deu inteligência as máquinas que já culminavam contra os próprios, visto no próprio filmes alguns super heróis que foram sugados por turbinas de aviões essa é a parte da teoria que mais viaja

Mas então com a chega dos Incríveis temos a grande questão: O por que das máquinas quererem o fim dos seres humanos? Bom iremos responder logo em seguida.

3a___toy_story-292292

Tudo isso faz a gente entrar no mundo de Toy Store que assistimos tudo que os seres humanos fazem com os objetos quando não é necessário mais usar, isso acaba com a paciência dos brinquedos na história, mas os brinquedos não são objetos inanimados? Sim é verdade, mas nos Incríveis Buddy nos explica como eles podem ganhar vida.

Na conversa com o Senhor Incrível o vilão diz que seus poderes vem de uma teoria da física chamada Teoria do Ponto Zero, essa energia eletromagnética é invisível ao olho humano e ela se encontra apenas em comprimentos de ondas e seria uma excelente explicação de como os brinquedos de Andy e Cia ganham vida.

E devido ao abandono dos seres humanos com seus brinquedos isso se torna um fator de rebelião na cabeça dos próprios.

Então tudo culminava em uma guerra de três pontas a dos humanos, a dos animas e das máquinas, porém nada disso acontece, por que?

Tudo isso porque as máquinas criaram a BNL, a corporação que acabou dominando o planeta, é daqui para frente que o domínio é bem mais explícito do que nas animações anteriores que nós falamos.

Então desde quando as pessoas descobriram as máquinas, uma dessas coisas vem nos perseguindo desde sempre e que é fator crucial nesse mundo da Pixar: A poluição.

É aí então que vemos os animais entrarem em cena, quando os animais entram em guerra contra os seres humanos, as máquinas entram em guerra para salvarem os seres humanos e fazendo com que todos os animais da face da terra entrem em extinção e no final de tudo os únicos que sobram na terra são as máquinas.

conteudo_55010

Vejam na animação Carros, não há mais nenhum relato sobre seres humanos em nenhum lugar, como se nada disso houvesse existido um dia, mas temos claras evidencias que a BNL está por ali nessa animação.

BNL-gas

A terra vira algo inabitável para os seres humanos que são retirados da terra pelas máquinas levados a Axiom, uma nave espacial que fica voando o espaço à espera de quando Wall-e terminaria de limpar a terra.

Uma análise mais afundo de como os seres humanos eram tratados dentro da Axiom mostra uma relação bem clara de como os brinquedos eram tratados pelos seus donos que é servirem eles com tudo aquilo que eles desejam.

Com os humanos dentro da Axiom sobrou para as máquinas viverem na terra e isso é mostrado claramente em Carros I e II, isso vem a correlação de que as máquinas levaram algumas características humanas para o seu dia a dia assim como é demonstrado na sua segunda animação quando eles tem que correr em vários países do mundo, isso deixa bem claro que a terra de carros é a mesma que a terra dos antigos humanos.

Só que vemos em Wall-e que até as máquinas que estavam na terra foram extintas sobrando apenas o nosso amigo nessa bagunça toda. Puxamos então uma teoria dentro de outra teoria, já que também no segundo filme da série de Carros uma crise de petróleo é gerado na trama fazendo com a Allinol, criadora do combustível limpo, pode ter colocado um componente que pulverizou as máquinas da terra.

Então voltamos a Wall-e e eu já emendo uma pergunta para vocês, por que de todas as máquinas Wall-e foi o único sobrevivente?

Isso tem a ver com a sua paixão pela cultura humana diferente das demais máquinas a paixão de Wall-e pelos humanos é completamente inocente na terra e com sua amizade com uma barata. Ele lembrava de como o convívio de humanos e máquinas com muito bom e durante o filme todo você observa a luta dele para que isso volte acontecer.

Os humanos enfim são libertados da Axiom e voltam a viver na terra como sociedade, nos créditos do filme é mostrado o sapato que tinha a última árvore do planeta terra que é a mesma árvore de Vida de Inseto.

a_bugs_life_1

Vida de Inseto teve pela primeira vez animais que tinham características humanas, mas que em nenhum momento era usados referencias humanas diferentemente de Ratatouille, Up: Altas Aventuras e Procurando Nemo.

Então tudo começa a andar bem nos trilhos quando animais, máquinas e seres humanos voltam a se darem bem, até a chegada de um quarto elemento na história: Os monstros.

maxresdefault

Vemos então a aventura de Monstros SA que se passa na longínqua terra a mais de 800 anos dos acontecimentos de Wall-e, mas como que os monstros surgiram na terra? Bem através da radiação causada pelas máquinas quando elas ainda estavam na terra, e quem acabou se tornando os monstros? Os próprios animais, veja que alguns deles tem certa semelhança com muitos animais do nosso tempo.

Não há uma ideia nessa teoria o porquê dos seres humanos deixaram de existir e entraram em extinção, o grande problema é que com o fim da raça humana há um grande problema com a energia no planeta terra que são derivadas dos próprios humanos.

A ideia que o filme tenta passar para nós é que os monstros acabam passando para outra dimensão para conseguir chegar aos humanos para obter energia os assustando, só que na verdade não seria outra dimensão, seria uma viagem no tempo. Quando os monstros viajam entram naquelas portas acabam voltando no tempo.

Uma ligação bem clara nos filmes Monstros SA e Vida de Inseto é quando o trailer em que Randall aparece muito mais antigo Em Vida de Inseto do que a de quando o monstrengo chega lá.

Quando eles descobrem que o riso é melhor do que o medo para conseguir energia, a socialização entre máquina, humanos e monstros volta a se equilibrar mostrando, até então, que seja animação mais distante na linha do tempo da Pixar.

Então essa é a parte que mais vai explodir a sua cabeça, lembra lá no começo do texto que a história de Valente tinha dois pontos, pois então o segundo ponto é sobre a bruxa.

Lembra que quando Merida abria algumas portas ela não encontrava a bruxa até que em uma delas ela conseguiu a achar? Quem é que usava esse mesmo esquema de viagem? Os monstros!

Então a Bruxa na verdade seria a Boo de Monstros SA, não se sabe o nome original da menina do filme dos Monstros e muito menos da Bruxa de Valente, a grande questão que Boo descobriu como criar as portas que transportam os monstros afim de um dia conseguir achar Sully, mas o que nos leva a ver isso? Simples o fato de ter um monstro desenhado igual o formato do Sully em sua parede.

sully-brave

Então fechamos nosso ciclo começamos por Valente e encerramos por Valente isso era a Teoria da Pixar até esse ano, até o lançamento de Divertidamente.

Divertida-Mente-Pixar

É quando olhamos para a protagonista da animação, Riley, e vemos que ela parece um personagem já adaptado em algum desenho não tão distante, sim estamos falando que ela poderia ser a mãe do Andy.

divertida-mente

thumb-110325-toy-story-resized

Acho dessa vez essa seria a opinião de quem o escreve e não de John Negroni que o universo de Divertidamente irá ligar os fatos de como a mãe de Andy encontrou o pai de Andy, ligando os pontos de Toy Story quando o garoto é nos apresentado sem a presença de um pai.

Enfim o mundo da Pixar ainda nos irá mostrar muitas coisas como filmes prometidos como: O Bom Dinossauro e Procurando Dory.

É isso pessoal o texto ficou gigantessssssssssssssssco e creio que não irei escrever algo tão longo por muito tempo hehehe, mas como um bom geek não podia deixar de fora essa maravilhosa teoria, comente aí embaixo se tiver algum ponto que seja contra algum lance da teoria para ver se há outros fatos ou se a teoria poderá aumentar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s