10 – FIFA vs PES

Com a chegada da Demo do PES 2016 no final de semana passada nas maiores plataformas de vídeo game do mundo, podemos analisar o quanto esses jogos tem evoluído há muito tempo.

O antigo Winning Eleven, o Pro Evolution Soccer feito pela Konami que na minha opinião Winning Eleven é um nome bem melhor encantou muitos moleques em sua plena infância e eu sou um desses, a galera jogava todos juntos na rua de casa simulando vários campeonatos acirrados e tudo isso graça ao gráfico “realista” que a Konami nos oferecia, mas então onde estava o FIFA criada pela EA para o embate?

Bom o FIFA estava a quilômetros de distâncias do que ele é hoje, quando eu digo isso falo do não tão distante ano de 2002 o que já é um pulo em 13 anos onde o acesso para o Playstation I ainda era um pouco complicado referente hoje ao Playsatation IV custando o seu valor oficial quatro mil reais O_O.

Não havia comparação em relação ao Winning Eleven com o FIFA, não havia discussão e quem defendia o FIFA logo mudava de opinião pois o jogo era, podemos dizer, “diferente”.

Com a mudança de plataforma tivemos uma mudança gigantesca e enorme nos gráficos do futebol, acho que o maior avanço de algum jogo da antiga geração para a nova geração, com semelhanças incríveis aos jogadores, que no Playstation I só de o Ronaldo ser careca já achávamos igual, imagina quando vimos na apelação do ataque do Real Madrid com Owen e Ronaldo no Barça com Ronaldinho, Eto’o e Messi e ainda tínhamos o Adriano que era uma máquina na Internaciole de Milão?

O FIFA começou essa segunda plataforma com a mente de que “Se não pode vencer junte se a ele” e foi bem isso que aconteceu, o fracasso do FIFA nas primeiras mídias de cd foi por querer tentar fazer algo totalmente diferente do que um verdadeiro jogo de futebol, jogávamos FIFA, mas parecia que aquilo era tudo menos um jogo de futebol.

E nessa pegada tivemos uma sensacional revolução nos padrões de jogo que a EA Games impôs para nós e isso agradou aos fãs do esporte mais famoso do planeta, só pela mudança já fez com que alguns usuários migrassem do Winning Eleven para o FIFA, então foi dado o combate de quem poderia ser a melhor adaptação de futebol para o mundo dos vídeos games.

Você pode até odiar jogos de futebol ou ser ruim pra caramba no caso como eu, mas terá que admitir que é o jogo mais popular em todos os consoles disparado, não há nem o que discutir sobre esse fato.

Uma coisa o jogo do FIFA fez e uma pequena ajuda da Konami também fez com que hoje, algo que o PES antes massacrava o FIFA, competisse de igual para igual.

Com um jogo chamado FIFA seria lógico a EA ter direito de imagens de alguns clubes, ligas, estádios, marcas e jogadores e que ia começar ficar difícil para a Konami, foi então que o FIFA usou um ultimato para o PES para parar de usar logos oficiais de alguns times, rostos de jogadores e etc.

É por isso que a liga inglesa no PES é toda zuada e além disso uma criação de jogos totalmente bugados fizeram com que várias pessoas experimentassem o FIFA e ficassem por lá, nessa guerra a primeira batalha a Konami perdeu para ela mesma.

Eu particularmente odeio o PES 2014 para Playstation III e não vejo a hora de me livrar daquilo, todos os meus amigos no ano que esse jogou saiu trocaram o tão intocável PES pelo FIFA e eu nunca pensei que isso realmente iria acontecer, fiquei um bom tempo sem jogar futebol depois e com a chegada do 15 as coisas pareciam que tinham voltado ao eixo para a saga do PES, só que a dificuldade agora era trazer aqueles que os tinham largado a Konami para voltarem a jogar seu jogo o que dificultou muito as vendas do PES 2015.

E o FIFA só vinha crescendo, com a compra dos direitos autorais e com a desistência de querer fazer um jogo diferente e abraçar o campo em que a Konami era experiente e cair no colo as falhas da rival a EA fez com que FIFA alcançasse o PES.

E nesse final de semana que passou a Konami disponibilizou a demo do PES 2016 o qual seu lançamento está marcado para o mês que vem, a demo conta com dois times brasileiros, Corinthians e Palmeiras, além de ter a seleção brasileira o que ultimamente o futebol jogado pela mesma não significa muita coisa o jogo é bem mais sólido que os demais e finalmente acabaram as faltas bestas que logo em seguida era culminado por um cartão amarelo ou pênalti s inacreditáveis.

Agora basta esperar a demo do FIFA 2016 sair e comparar qual está melhor, eu espero muito que o FIFA esteja bom, afinal quanto mais concorrido for a disputa entre a EA Sports e a Konami melhor será para nós que só temos a ganhar com essa disputa.

Poderia me esticar mais falando de mais alguns pontos, mas vou ficando por aqui, outro dia trago a análise dos dois comparando quem venceu esse ano, é isso pessoal não deixem de deixar seu comentário aqui embaixo e até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s