13 – Onda Nerd

Se você nasceu até a década de noventa e se fosse um pouco mais inteligente, eu disse um pouco mais, do que a média da sua antiga sala de aula do ensino fundamental e médio, você provavelmente ouviu algum zé mané da sua sala te chamando de Nerd!

A palavra nerd surgiu em meados dos anos cinquenta e que explodiu ao mundo em 1960 destravando ainda mais o mundo dos apelidos colocados em pessoas parecidas comigo e com vocês.

Porém uma coisa vem acontecendo para os nerds nesses últimos anos que coloca uma estranheza em muito nesses últimos tempos, estamos falando da onda nerd que está implantada na nossa sociedade hoje e onde muitos muito, mas muito mais do que na minha adolescência adolescentes se nomeiam como nerds, muitos leem livros, jogam vídeo game e falam de heróis o tempo todo muito mais do que minha época da adolescência.

Eu que nasci no começo dos anos noventa, ter essa onda nerd sendo firmada a cada dia está sendo algo excepcional, poder ver meus livros nas telonas, meus jogos de vídeo game virarem livros e ainda por cima HQs consagradas se tornarem livros, filmes e séries, mas da onde surgiu essa onda nerd que tem transformado esses adolescentes que até um tempo atrás andavam com cabelos nos olhos e vestidos de preto?

Se me permitem posso tentar achar o primeiro passo para toda essa fixação, poderia dizer que tudo isso começou com X-Men na virada do ano dois mil se o filme tivesse sido lançado em dois mil e um poderia dizer que o século tinha mudado junto com a geração mostrando pela primeira vez alguém levando uma adaptação de quadrinhos a sério para as telonas do cinema em todo mundo.

Leia Mais: Sony, Marvel e Fox.

É aqui então que temos um cheque a exatos quinze anos atrás uma geração inteira havia nascido naquela época e que crescia mais e mais com um hype gigantesco de super heróis, onde dois anos depois essas mesmas crianças que estavam em um mundo de X-Men haviam sido a porta de abertura para tudo isso que viram também no amigo da vizinhança, O Homem Aranha, concretizar de uma vez esse hype.

E essa onda nerd dava seus primeiros sinais e se concretizou ainda mais porque essa geração que cresceu assistindo filmes de X-Men e Homem Aranha, se tornou adolescente, um público que cresceu e se tornou um pouco mais exigente, mas ainda assim cresceu e viveu com super heróis desde quando nasceu.

Então é só analisar o calendário de grandes cooperadoras como a Disney, Warney Bros, Fox e Sony e verá que a quantidade de filmes voltado para esse público é gigantesca.

Só de você analisar o calendário 2015 saberá do que estamos falando, apenas esse ano tivemos e teremos Vingadores: A Era de Ultrom, Pixels, Quarteto Fantástico, O Homem Formiga, Insurgente, Maze Runner: Prova de Fogo, Esperança Parte I, Charpie, Perdido em Marte, Star Wars entre outros vários filmes e mesmo sabendo dessa análise toda até alguns anos atrás tínhamos apenas De Volta Para o Futuro como um filme voltado para o nosso público. Mais da metade dos filmes lançados e que serão lançados estão voltados hoje para o público nerd.

Além do mais ainda tem a onda Marvel, DC e Lucas Films com seus personagens com calendários lotados até 2020, ainda temos séries como Flash e The Big Bang Theory que acabam englobando vários expectadores para essa audiência sem contar em livros e em mídias que estão disponíveis para um acréscimo sempre de mais pessoas.

Mas então eu me pergunto, será que a sociedade em si descobriu que gostar de quadrinhos, ler livros, ouvir podcasts, assistir animes e séries vai muito mais além do que ser um nerd? Que dá para fazer isso sem menosprezar aqueles que fazem?

Por outro lado há pessoas que achem ruim de ter seu mundo sendo explorado por outras que acabam dizendo “Só porque assistiu Vingadores já se acha nerd” como se ser nerd antigamente fosse uma honra, então eu te pergunto: O que te fez ser nerd? Não foi algo que você assistiu, leu, escutou que o fez te tornar um “nerd”? Fale menos e agradeça mais, por causa desse seu amigo que você fala que ele não é nerd que o filme fez sucesso e é por isso que vai ter continuação.

A onda nerd está aí e um dia ela poderá ir embora, quando? Eu não sei, mas uma certeza é que vai passar, então temos que aproveitar o máximo possível para que haja mais conexões futuras com os heróis que nós vemos hoje nos cinemas.

Enfim se tiver alguma opinião de como tudo isso começou, de como a cultura nerd saiu do seu nicho e foi parar nas mãos do povão, pode comentar aqui embaixo e eu vou ficando por aqui e até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s