14 – As 8 Maravilhas da Engenharia Moderna.

Como um estudante de engenharia não poderia deixar de citar algumas maravilhas que companheiros de profissão fizeram nesse mundo moderno, coisas maravilhosas que trouxeram desenvolvimento para sua cidade, país e alguns até para o próprio continente.

Em particularidade colocarei as maravilhas, que são na minha opinião, as coisas mais fantásticas que o ser humano fez em meados século XX, não irei colocar em ordem numérica de mais impressionante ou algo parecido, pois todos tiveram dificuldades gigantescas em suas construções, então vamos lá:

Eurotúnel

eurotunnel-channel-entrance

O Eurotúnel foi construído em 1994 onde serviria para ligar a França e a Inglaterra por baixa d’água isso mesmo que você leu debaixo d’água.

São cinquenta quilômetros de comprimento sendo que vinte e quatro passa apenas no canal da mancha, onde se pode contar com dois para o uso de pessoas e outro para uso para serviços, uma incrível obra entre dois países visionários.

A Torre CN

Toronto Skyline

Construído em Toronto no Canadá para se tornar uma torre de transmissão de rádio e televisão, se tornou uma das torres mais altas e lindas do mundo.

Sua altura de mais de quinhentos e cinquenta metros da uma vista maravilhosa da cidade de Toronto, ela foi construída em mil novecentos e setenta e seis e segue firme e forte na transmissão de sinal por todo Toronto.

Empire State Bulding

empire state building _1_

Foi por muito tempo o maior prédio do mundo sendo ultrapassado nesses tempos, sua construção terminou no ano de mil novecentos e trinta e um e acabou mudando o cartão postal de Nova York para sempre.

Com seus quatrocentos e quarenta e três metros de altura sendo existente mais de 102 andares em seu interior essa construção grandiosa é realmente surpreendente por se trará de uma construção antes mesmo da segunda guerra mundial e por não ter nada tão avançado em sua época de construção.

Mesmo perdendo o posto de prédio mais alto do mundo, ainda assim continua sendo um dos prédios mais altos do mundo.

Ponte Golden Gate

Golden-Gate-Bridge-BoomVisits

Uma das pontes mais famosas dos filmes hollydianos foi inaugura em mil novecentos e trinta e sete para ligar as cidades de São Francisco com a vizinha Sausalito.

A ponte tem uma extensão de 2,7 quilômetros de extensão e recebe uma incrível frota de 41 milhões de veículo anualmente, é mais veículos do que circulam em muitos estados brasileiros.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Hidreletrica_Itaipu_Joel_Rocha

É lógico que o Brasil não poderia ficar de fora desta lista, a Usina de Itaipu que fornece cerca de 70% da energia no país, tem sua demanda dividida com os nossos vizinhos paraguaios.

Inaugurada no ano de 1984, a usina pode chegar a fornecer 14000MW e sua extensão chega ser quase de oito quilômetros.

Diques de Contenção do Mar do Norte

Vou ficar devendo fotos dos diques, mas por eles serem no meio do mar deve ser complicado algumas fotos saírem boas.

Podemos dizer que os holandeses só não estão debaixo d’água nesse exato momento por causa desses diques que foram construídos para a contenção das ondas do mar devido a Holanda ser um país, que quase por inteiro fica por debaixo do mar tudo isso construído apenas via século XX.

Canal do Panamá

canal-locks-opening

Um canal que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacifico para gerar mais facilidade entre os navios que cruzam de um oceano a outro.

O canal tem mais de 72 quilômetros de extensão e demorou cerca de quase dez anos para ser construído dos anos de 1904 a 1914, o percurso do navio pode demorar quase 15 horas.

Aeroporto de Osaka

kansai-international-airport-1024x801

Quando não se tem mais terra em um país, ele próprio tem que se reinventar e foi assim que o Japão fez quando observou que a demanda dos seus aeroportos não davam mais conta e também tinha o problema de espaço, onde mais colocar um aeroporto naquele país com tão poucas terras?

A ideia foi criar um aeroporto no meio do mar, mas não criar uma plataforma e sim “secar” uma parte da água no litoral de Osaka para a construção do aeroporto, ao todo foram mais de vinte anos de estudo para uma das coisas mais fantásticas da engenharia.

É isso pessoal, essas são as obras que eu tenho certeza que são as mais fantástica do século passado, tanto por relevância dela ser construída como o fator arquitetônico e de engenharia do projeto.

Tem mais algum projeto que você acha bom? Comenta aí embaixo, quem sabe não entra para a nossa próxima lista.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s